Observação exploratória sobre a educação escolar quilombola no território pernambucano

Autores/as

  • Cláudio Alencar UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Cícero Floriano de Santana FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Maria Jayane Freire Cavalcante ISEP, Pesqueira, Brasil
  • Raquel de Jesus Sena FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marina Lopes de Sousa FACITE, Araripina, Brasil
  • Juliana de Andrade Silva FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marinalva de Oliveira Venuto FAFOPA, Araripina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2521

Palabras clave:

Identidade Cultura, Equidade Educacional, Comunidades Quilombolas

Resumen

Este estudo apresenta uma observação exploratória sobre a Educação Escolar Quilombola em Pernambuco, analisando legislações, artigos e experiências locais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, com análise de documentos oficiais e produções acadêmicas que possibilitaram identificar avanços e desafios no contexto educacional quilombola. Destacam-se conquistas relacionadas à valorização cultural e identitária, mas também persistem problemas como a falta de estrutura, a formação docente limitada, o preconceito racial e a ausência de materiais didáticos contextualizados. Conclui-se que a Educação Quilombola é essencial para o fortalecimento das comunidades, exigindo políticas públicas efetivas e práticas pedagógicas inclusivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudio Alencar, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Cícero Floriano de Santana, FAFOPA, Araripina, Brasil

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria Jayane Freire Cavalcante, ISEP, Pesqueira, Brasil

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, FACITE, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/ diretrizes-curriculares. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

PERNAMBUCO. Lei Ordinária nº 18.841, de 10 de março de 2025. Institui a Política Estadual de Equidade na Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola, no âmbito do estado de Pernambuco e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Poder Executivo, Recife, PE, 11 de março de 2025.

SILVA, L. C. M.; NETO, M. F. de C.; BUSSO, A. F. Comunidades Quilombolas do sertão de Pernambuco: diálogos sociopolíticos na construção de uma educação emancipatória. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v26n49/0104-7043-faeeba-26-49-53.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

SILVA, R. A.; MENEZES, J. A. Relações étnico-raciais e educação nas comunidades quilombolas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–17. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3102. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

NONAKA, M. M.; SILVA, T. R. Quando você compartilha o saber, o saber só cresce: o desafio da formação docente na perspectiva da educação inclusiva em uma escola quilombola. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n9-428. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

ALENCAR, C.; FLORIANO, A. C. I.; ALVES, M. das D. de H. C.; SANTANA, C. F. de; CAVALCANTE, M. J. F.; SENA, R. de J.; SOUSA, M. L. de; SILVA, J. de A.; VENUTO, M. de O. Observação exploratória sobre a educação escolar quilombola no território pernambucano. JRG Journal of Academic Studies , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082521, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2521. Disponível em: https://mail.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2521. Acesso em: 27 nov. 2025.

ARK