Aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino em química
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2539Palabras clave:
Trabalho de Campo, Estudo do Gesso, Ensino MédioResumen
Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da aula de campo como metodologia pedagógica para facilitar a compreensão do Ensino da Química, com base em uma análise das características do Gesso no polo gesseiro na cidade de Araripina (PE). A metodologia será uma pesquisa bibliográfica, através de uma análise dos documentos científicos de autores renomados sobre ao assunto e propor um plano de aula dentro do ensino de química para a aula de campo. O ensino e aprendizagem na disciplina de Química com o conteúdo sobre o Estudo emcima do Gesso pode ser bastante volátil dentro da proposta pedagógica, trabalhar com metodologias de relatos, fotos, experiências, observações, bate papo, roda de conversa, exemplos, trabalho de campo e entre outros. As contribuições do ensino de química dentro do trabalho de campo são bastante reflexíveis e são imprescindíveis dentro do processo de ensino e aprendizagem, buscando transformar os estudantes em seres mais pensantes, críticos e atuantes.
Descargas
Citas
LIRA, A. C. P. L., AMARAL, A. J. R., DANTAS, J. O. C. Gipsita. Balanço Mineral Brasileiro, DNPM/PE (2001).
BALTAR, C. A. M., BASTOS, F. F., LUZ, A. B. Ed. Rochas & Minerais Industriais: Usos e Especificações. Rio de Janeiro, RJ (2005) 449-470.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 (Coleção Inovação Pedagógica).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação do professor).
RODRIGUES, A. B.; OTAVIANO, C. A. Guia metodológico de trabalho de campo em Química. Revista do Departamento de Química, Londrina, v. 10, n. 1, p. 35-43, jan./jun. 2001.
SILVA, C. R. A.; BATISTA, B. K. C.; LEITE, I. M.; DOS SANTOS, N. N. N.; SANTOS, S. DA C. O uso do gesso, suas propriedades e modelo de ligação química. Disponível em: https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2526-4664.008 . Acesso em: 25 ago. 2025.
SILVA, J. A. P. da et al. A utilização do bingo da industrialização e urbanização brasileira: uma proposta do Projeto Pibid - Química UENP. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das Químicas e na Educação Ambiental: refletindo sobre as potencialidades dessa estratégia na prática escolar. Ciência em tela, São Paulo, v. 2, n. 1, 2009.






































